70 dicas para controlar a ansiedade

Dicas e soluções práticas para prevenir e controlar a ansiedade.

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Se você já teve uma crise de ansiedade sabe o quanto isso mexe com a rotina certo? Então, com a finalidade de combater esse problema e garantir maior qualidade de vida, listamos 70 formas eficazes para você seguir e conquistar o bem-estar! Pronta para conferir?

Vamos as dicas

  1. Sair com os amigos: pode até parecer algo simples demais, porém, essa atitude é capaz de reforçar os ânimos e afastar a vontade de isolamento e o sentimento de preocupação com o futuro.
  2. Homeopatia: Essa técnica analisa o indivíduo como um todo, no seu contexto de vida, ambiente onde vive e trabalha, como se relaciona com as pessoas e, principalmente, o que está provocando o desequilíbrio que leva à ansiedade. E é aí que a homeopatia entra em cena, reequilibrando o organismo com eficácia.
  3. Massagem: através desse método existe um aumento da circulação local e um relaxamento dos músculos, reduzindo as tensões. Assim, é possível afastar problemas como a ansiedade.
  4. Pilates: ele aperfeiçoa a respiração e potencializa a capacidade respiratória. A execução de todos os exercícios é realizada em sincronia com a respiração, dando uma melhor qualidade ao movimento, acalmando a pessoa.
  5. Hora de correr: no campo da saúde mental, a prática de corrida ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro e ajuda na capacidade de lidar com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção e na recuperação da autoestima. Ajuda a controlar a ansiedade, inclusive ajudando no tratamento da depressão.
  6. Fitoterapia: feitos a partir de matérias primas vegetais, os fitoterápicos são uma ótima opção para amenizar os sintomas da depressão e da ansiedade, pois além de não causarem dependência, possuem ótima tolerância.
  7. Prevenção à mesa: o consumo de alimentos com propriedades calmantes, como maracujá e alface, é uma maneira simples e saborosa de espantar a ansiedade. Já o grão-de-bico e o chocolate meio amargo, por exemplo, contribuem no combate à depressão.
  8. Viajar mais vezes: se você conseguir juntar um dinheirinho extra, use-o para viajar um pouco. Conhecer lugares novos é uma forma de distrair a mente e prevenir doenças psicológicas.
  9. Leitura em dia: escolha um livro que tenha uma história leve e animada para acalmar os ânimos. Assim você se diverte e, de quebra, blinda a mente contra os distúrbios psicológicos.
  10. Respiração: quando as crises de ansiedade chegarem, concentre-se em respirar lentamente e de forma ritmada. Isso permite o relaxamento e, consequentemente, facilita o bem-estar.
  11. Arteterapia: pintar ou desenhar parece coisa de criança, contudo, é uma forma bastante eficaz de garantir momentos de calma, o que ajuda no combate à depressão e à controlar a ansiedade.
  12. Meditar é preciso: reserve alguns minutos do seu dia para se esquecer de todos os problemas através da meditação. Assim, sua mente fica calma, serena e em paz.
  13. Recitar mantras: converse consigo mesmo e descubra frases que o incentive a relaxar. Vale dizer em voz alta várias vezes algo como: “Isso é passageiro e vou ficar bem”.
  14. Redes sociais: embora seja algo comum no dia a dia, acessar as redes sociais com frequência pode aumentar o sentimento depressivo e os períodos de ansiedade. Por isso, limite um tempo máximo para essa atividade.
  15. Assistir a filmes: assim como acontece com os livros, os filmes também são capazes de divertir e controlar a ansiedade. Então, chame um amigo e prepare a pipoca!
  16. Família sempre perto: contar com o apoio dos familiares é fundamental para se sentir bem consigo mesmo. Dessa forma, garanta que eles sempre estejam por perto para te animar.
  17. Amigo bicho: um animal de estimação é capaz de alegrar todos ao seu redor, reduzindo os sintomas da depressão e combatendo as crises de ansiedade.
  18. Yoga: é um tipo de meditação que associa o bem-estar mental ao condicionamento físico. Portanto, uma ótima maneira de livrar o organismo de problemas psicológicos
  19. Viver sua vida: muitas vezes, as crises depressivas surgem porque a pessoa se sobrecarrega cuidando da vida dos parentes ou dos amigos. Então, estabeleça limites e concentre-se mais em você mesmo!
  20. Diário faz bem: faça um registro escrito dos seus pensamentos, pois isso pode servir como uma limpeza emocional profunda.
  21. Comparação: evite situações em que você fica se comparando com outras pessoas. Essa atitude é muito prejudicial e pode agravar casos de depressão ou de ansiedade.
  22. Suplementação: aposte em óleos e cápsulas que conferem mais vitaminas ao organismo. Assim fica mais fácil manter o bem-estar menta e controlar a ansiedade.
  23. Conversar: conte ao seu melhor amigo desde as coisas corriqueiras até as mais profundas. Isso evita que você guarde sentimentos e fatos que causam mágoas.
  24. Aprender a perdoar: conseguir deixar as tristezas e os ressentimentos no passado é uma maneira eficaz de não prejudicar o seu emocional.
  25. Ter objetivos: não importa o que você trace como meta, desde que tenha algo para alcançar. Seguir a vida sem rumo e objetivos pode criar um desconforto emocional.
  26. Menos estimulantes: álcool, café e cigarros são produtos capazes de aumentar o nervosismo e o estresse. Por isso, corte esse tipo de hábito da sua vida!
  27. Atenção ao ambiente: quando for momento de relaxar, fuja de ambientes agitados e de distrações como televisão e celular.
  28. Dançar: além de auxiliar na manutenção da boa forma, esse exercício ainda ajuda a aliviar o estresse e a afastar os problemas. Então, que tal suar a camisa?
  29. Ouvir música: essa atividade prazerosa pode contribuir com a sensação de bem-estar. Vale ressaltar que o ritmo e a melodia variam de pessoa para pessoa, ou seja, cada um escolhe o tipo de música que mais lhe agrada.
  30. Mente ocupada: faça planos para o seu dia e procure sempre fazer alguma atividade prazerosa.
  31. Reconhecer os imprevistos: nem sempre as coisas saem como o planejado. Por isso, saiba que a rotina está sujeita a mudanças e tente não se desesperar com isso.
  32. Ter um hobby: descubra algo que traga alegria para a sua vida e procure transformar isso em rotina. Vale ler um livro, sair com os amigos, pescar, dirigir, ir ao cinema e muitas outras coisas — só depende de você!
  33. Cantar: sabe aquele ditado “quem canta seus males espanta”? Então, ao soltar a voz você também atrai sentimentos positivos e ajuda a controlar a ansiedade e depressão.
  34. Aromaterapia: baseia-se no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar reação nas pessoas. Assim, óleos e aromas de plantas são usados para proporcionar relaxamento.
  35. Shiatsu: pressionar os pontos vitais do corpo é a forma que esse método restabelece a saúde através do toque. Ele pode ser usado para problemas físicos e emocionais.
  36. Watsu: o trabalho corporal dentro da água traz benefícios ao corpo, inclusive no que diz respeito à depressão e à ansiedade.
  37. Geoterapia: de acordo com a medicina chinesa, sentimentos como medo e ansiedade acumulam umidade em determinada áreas do corpo. Por isso, ao aplicar argila sobre o corpo, esse método previne e trata diversos problemas, como os de ordem emocional.
  38. Iridologia: o conceito básico é que é possível obter um diagnóstico físico, psicológico e emocional a partir da análise da íris (região dos olhos).
  39. Reflexologia: afirma que os órgãos internos têm pontos de reflexo em regiões como o pé, a orelha e o nariz. Portanto, a manipulação dessas áreas pode melhorar o fluxo de energia e curar sintomas em certos órgãos.
  40. Massagem Ayurvédica: restabelece o equilíbrio físico e psíquico através de uma massagem profundamente relaxante, atuando no campo físico e energético.
  41. Grupos de apoio: encontre um grupo de pessoas que esteja passando pela mesma situação que a sua. Conversar com pessoas que entendam suas dúvidas ajuda na cura dos problemas.
  42. Fazer artesanato: utilizar seu tempo livre para construir um objeto ajuda a ocupar sua mente e, com isso, evitar o surgimento de distúrbios emocionais e a controlar a ansiedade.
  43. Cozinhar: existem pessoas que se acalmam quando vão preparar alguma receita. Se você se enquadra nesse grupo, é hora de, literalmente, colocar as mãos à massa.
  44. Descobrir seus talentos: tente ressaltar suas qualidades e fazer coisas que você tem facilidade e talento.
  45. Hipnose: esse conjunto de técnicas específicas e naturais podem produzir diferentes impactos para tratamento de diversas doenças, inclusive as psicológicas.
  46. Admita que tem um problema: ao fazer isto você se abre a novos caminhos.
  47. Reiki: reduz e alivia consideravelmente o estresse, provocando no organismo uma profunda sensação de paz, relaxamento, conforto e tranquilidade.
  48. Geobiologia: é uma ciência que surgiu na década de 70 no Ocidente e desde então vem estudando as relações do meio ambiente com as pessoas. Alivia o estresse, deixa o ambiente harmonioso e faz com que as coisas fluam.
  49. Acupressão: ajuda a estimular a circulação sanguínea e relaxar os músculos que se encontram tensionados.
  50. Naturopatia: ajuda a repor o estado de saúde no organismo através de produtos, técnicas e métodos naturais
  51. Ortomolecular: suprir o organismo com quantidades de vitaminas e minerais de que ele precisa para funcionar perfeitamente
  52. Radiestesia: nos conduz a entender a existência de uma sutil comunicação entre o homem e aquilo que o cerca.
  53. Procure ajuda profissional: Poderá lhe auxiliar a encontrar a melhor solução.
  54. Urinoterapia
  55. Ventosaterapia
  56. Harmonização de chakras com a Radiestesia
  57. Psicoterapia
  58. Terapia Sacro Craniana
  59. Faça exercícios físicos
  60. Auriculoterapia
  61. Massagem Tradicional Tailandesa
  62. Tai Chi Chuan
  63. Cinesiologia
  64. Cristaloterapia
  65. Desafie pensamentos negativos
  66. Cromoterapia
  67. Magnetoterapia
  68. Artes plásticas
  69. EFT —Terapia de libertação emocional
  70. Equoterapij
Esperamos que goste das 70 dicas!

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