Alface – Benefícios e Valores Nutricionais

A alface é uma das verduras mais consumidas, principalmente crua e em forma de salada.

Tipos de Alface
Alface-repolhuda: com folhas verde-escuras, tenras, lustrosas e onduladas, tem o miolo bem firme e cor amarelo-creme;
Alface-crespa tem folhas soltas, largas, crespas e cor verde-amarelada;
Alface-romana tem folhas mais lisas e compridas, cor verde-pálida, com o miolo macio de cor verde-amarelada.

Em geral, é possível achar os três tipos o ano todo.

emagrecer

Valor Nutritivo do Alface

É refrescante, depurativa e ligeiramente laxativa. Tem vitaminas A, B e C e sais minerais, como ferro, manganês, alumínio, cobre e iodo. Como não contém gordura, é ótima para regimes de emagrecimento ou para pessoas com problemas digestivos.

Como Comprar
Pode ser encontrada facilmente em feiras-livres, quitandas e supermercados. Ao comprar, dê preferência às que têm folhas viçosas, limpas, de cor brilhante, sem manchas ou marcas de insetos.

Como Guardar
Para conservar em perfeito estado por 4 ou 5 dias, convém retirar as folhas murchas, machucadas ou muito sujas, e colocá-la na geladeira, embrulhada em plástico

Como Limpar
Antes de usar a alface, lave cada uma das folhas sob água corrente. Depois, deixe as folhas num recipiente com água e suco de limão ou vinagre (1 colher de sopa para cada litro de água) durante 15 ou 20 minutos. Retire e coloque sobre um papel absorvente ou no escorredor de macarrão para escorrer.

Como Preparar
Pode ser comida crua (em saladas) ou cozida. No primeiro caso, basta lavar e depois temperar na hora de servir. Para fazer alface cozida, corte o pé ao meio e deixe de molho em água fria. Depois, cozinhe em água fervente com sal, 1 colher (chá) de açúcar e 1 cebola pequena. O cozimento é rápido (entre 3 e 5 minutos). Depois de escorrida, pressione delicadamente com as costas de uma colher para tirar todo o excesso de água.

Mil Usos
Se você tem a pele muito sensível, faça semanalmente uma máscara de alface. Coloque as folhas no liquidificador e bata até formar uma pasta. Aplique sobre o rosto numa compressa de gaze e deixe por 20 minutos.

O chá de alface é ótimo para evitar a insônia, assegurando uma noite tranquila.

Dicas Culinárias

  • Para que dure mais tempo na geladeira, enrole-a em um papel molhado.
  • Para conseguir uma salada de alface bem temperada, dissolva o sal no vinagre ou no suco de limão e derrame esta mistura sobre as folhas, antes de acrescentar o azeite.
  • O sal faz a alface murchar rapidamente. Evite isso acrescentando o sal à salada somente na hora de servir.
  • Para “reviver” a alface murcha, faça assim: lave as folhas, uma por uma, e deixe-as de molho em água fria por uns 20 minutos. Escorra e leve à geladeira até a hora de servir. Você vai ver como as folhas ficam bem fresquinhas.
  • O miolo da alface tem grande quantidade de água e pode ser usado para cozinhar outros legumes aos quais não se quer acrescentar água.
  • A Alface também pode ser usada para enriquecer a sopinha de legumes das crianças.
  • As folhas de alface podem ser recheadas com carne moída ou camarão.

Deixe o seu comentário!