Benefícios da Água

Muita gente não associa a água a uma boa alimentação. Mas, depois do oxigênio, ela é a substância mais importante para a manutenção da vida. Uma pessoa pode ficar até 40 dias sem comer, mas sobrevive apenas 72 horas sem beber água – isso porque cerca de 60 % do corpo de um adulto é constituído por água. Embora não forneça nutrientes, a água integra os alimentos e é vital para o organismo. Ela entra na composição das células e na construção e reparação dos tecidos; é fundamental para a regulação térmica; atua na transferência dos nutrientes e na eliminação dos resíduos. Conheça os Benefícios da Água.

Quantidade Ideal

Ao cumprir todas as suas funções, o corpo humano acaba eliminando até 2 litros e meio de água por dia – principalmente por meio do suor, da urina e das fezes. Essa quantidade precisa ser reposta, pois o déficit é a conhecida desidratação e tem consequências graves sobre o organismo. Boa parte da água de que necessitamos é ingerida com os alimentos – dependendo da maior composição de frutas, verduras, sucos e sopas na dieta, essa quantidade gira em torno de 1 litro e meio por dia. Ainda assim, é preciso ingerir cerca de 2 litros de água diariamente – oito copos, em média. Mas em períodos de muito calor, é necessário aumentar a dose, assim como daqueles que praticam esportes, trabalham em ambiente com ar-condicionado ou têm mais de 40 anos. Café, chá, cerveja e refrigerantes aumentam o fluxo urinário e, por isso, não podem entrar nessa conta.

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Papel essencial

Comer mal, respirar ar poluído e usar drogas são exemplos de poluição corporal. Nesses casos, os rins e a bexiga têm trabalho dobrado para limpar o organismo. Como é o principal transporte de nutrientes e outras substâncias do corpo e faz parte dos processos de digestão, absorção, circulação e excreção, a água ajuda a eliminar essas toxinas. Beber água proporciona ainda uma série de benefícios para a saúde:

  • Melhora o funcionamento do intestino, auxiliando no trânsito dos alimentos. Além disso, é essencial para que o corpo exerça quase todas as suas funções.
  • Combate fadiga, problemas digestivos, cálculos renais e prisão de ventre.
  • Auxilia no equilíbrio da pressão sanguínea e, consequentemente, no controle da hipertensão. Ajuda a diminuir cólicas estomacais e a prevenir cáries.
  • É um ótimo tratamento de beleza, pois hidrata, limpa e retira as células mortas da pele, deixando-a mais macia e elástica. Os cabelos também ganham brilho e hidratação. Além disso, água não engorda, pois não possui caloria. Contudo, deve-se evitar seu consumo às refeições, pois ela dilui os sucos gástricos que atuam na digestão dos alimentos.

Água no organismo

No corpo humano, há mais concentração de água em determinados órgãos. Pulmões e fígado são formados por 70 % de água; o sangue tem 83 %; e cérebro, músculos e coração são constituídos por 75 % de água. Dependendo da idade, há maior ou menor porcentagem desse líquido no organismo. Assim, bebês têm em sua composição de 75 a 80 % de água; adultos concentram cerca de 60 %; e idosos, 50 %.

Água nos alimentos

Frutas e verduras são as maiores fontes de água. Compare na tabela a seguir:

Para consumo

A água deve ser filtrada ou fervida. Os galões de água mineral,tão comuns atualmente, devem ter origem certificada e ser comercializados em locais apropriados (longe de postos de gasolina e de depósitos de gás). Devem ser lava« dos em água corrente (inteiros, não só o gargalo) e desinfetados antes de abertos. Passar apenas um paninho com álcool não é suficiente para eliminar impurezas e evitar contaminações. Ou em coloca o galão no bebedouro deve esta com as mãos limpas.

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