Benefícios dos Carboidratos

Os carboidratos (glicídios) são os nutrientes considerados energéticos, pois é neles que se encontram as maiores fontes de caloria necessárias para o bom funcionamento do cérebro e dos músculos. Eles também são macronutrientes, ou seja, fazem parte daqueles alimentos de que o organismo necessita em grandes quantidades. No estado natural, os carboidratos fornecem 4 calorias por grama (kcal/g), além de muitos minerais, vitaminas e fibras. A alimentação diária deve conter de 50 a 60 % (em alguns casos, pode chegar a 70 %) de carboidratos. Há dois grupos de carboidrato. O que os diferencia é sua estrutura química e seu grau de facilidade de digestão: os simples – açúcares e mel – e os complexos – amidos e fibras. Conheça os principais benefícios dos carboidratos.

 

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Carboidratos Simples

Os carboidratos simples têm esse nome por serem moléculas menores, ou seja, são compostos por pequenas partículas, de rápida digestão.

Principais fontes

Presentes nos açúcares e no mel e nas formas processadas desses alimentos (doces, bolos, balas etc.), também podem resultar da digestão dos carboidratos complexos. Os açúcares são rapidamente convertidos em glicose, que é o açúcar do sangue, para proporcionar energia ao corpo. No entanto, como mostra a pirâmide alimentar, a alimentação diária requer pouca quantidade desse tipo de carboidrato. Quando ingeridos em excesso, eles podem causar vários problemas, como a cárie dentária e a obesidade. Esta, por sua vez, predispõe ao diabete, ao câncer e a doenças cardiovasculares, entre outros problemas. Seu consumo deve ser limitado, pois esses alimentos não são necessários ao organismo, que obtém glicose dos carboidratos complexos.

Carboidratos Complexos

Por serem compostos de moléculas maiores, demoram mais tempo para ser absorvidos pelo organismo, porque antes precisam ser transformados em unidades menores.

Principais fontes

São encontrados nos amidos (cereais como trigo, cevada, milho, arroz etc.), em seus derivados (massas e pães, por exemplo) e em vegetais como batata, mandioca, cará e inhame – chamados de feculentos. Como os carboidratos simples, os complexos também são transformados em glicose pelo organismo.

Cuidados

Os carboidratos devem ser a principal fonte de energia do organismo. Seu consumo diário está relacionado à idade e à intensidade das atividades físicas. Em geral, um adulto necessita de 6 a 8 porções de carboidrato, distribuídas entre as refeições do dia. • Devem ser consumidos principalmente nas duas principais refeições do dia (café da manhã e almoço). • O excesso de açúcar ou amido ingerido é armazenado e transformado em gordura, o que pode causar obesidade. O excesso de peso pode levar a vários outros problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e diabete tipo 2. Porém, a falta de açúcar ou glicose pode provocar tonturas e até desmaios.

Subdivisão dos carboidratos

Os carboidratos também são divididos em: • Monossacarídeos, que são glicose, dextrose (encontrada em frutas e vegetais) e frutose (açúcar das frutas). – Dissacarídeos: sacarose (açúcar da cana e da beterraba), lactose (açúcar do leite) e maltose (encontrada no malte). • Polissacarídeos: amido, glicogênio (substância de reserva nos animais), celulose (encontrada nos vegetais) e pectina (pre-sentes em frutos e raízes).

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