Como acabar com a celulite

Termo usado para descrever as bolsas de gordura que se acumulam abaixo da pele, que fica com aspecto granuloso como o de casca de laranja, principalmente nas regiões das nádegas, coxas e abdome das mulheres. A celulite não é classificada como doença pela comunidade científica. É um problema estético. É resultado de uma alteração do tecido adiposo subcutâneo (camada de gordura abaixo da pele), quando as células retêm substâncias que deveriam ser eliminadas naturalmente pelo organismo. Esse desequilíbrio faz com que as células adiposas armazenem gordura em excesso e aumentem seu volume.

emagrecer

Suas causas estão relacionadas a problemas hormonais (o hormônio feminino estrógeno leva a uma maior retenção de gorduras e líquidos); circulatórios (a circulação deficiente compromete o metabolismo celular); e hereditários. A celulite não está relacionada com a obesidade. Embora seja mais frequente em pessoas acima do peso, pode aparecer também em pessoas com peso normal ou mesmo magras. Raramente afeta os homens, pois eles acumulam gordura sob os músculos. Saiba como acabar com a celulite.

Alimentação balanceada e exercícios regulares são recomendados para diminuir o risco de aparecimento da celulite, para que se mantenha estável ou ainda para que possa regredir.

Confira algumas dicas:

  • Reduzir o consumo de alimentos gordurosos e frituras, produtos industrializados, sorvetes, chocolates, feijoada, pizzas, pães e biscoitos recheados, além do consumo de sal.
  • Dar preferência a carnes brancas e magras (grelhadas), frutas, arroz e pães integrais, legumes e verduras, especialmente saladas cruas.
  • Consumir doces com moderação.
  • Evitar café, chá preto, bebidas alcoólicas, refrigerantes.
  • Tomar bastante água, fundamental para manter o tônus da pele, melhorar a circulação sanguínea e eliminar as toxinas.

 

Outras dicas para como acabar com a celulite:

  • Praticar atividades físicas regularmente e não usar roupas muito apertadas (especialmente calças jeans). A sauna e o excesso de sol podem agravar o problema
  • Controlar o nível de estresse para evitar alterações hormonais.
  • Tratamentos como mesoterapia, lipoaspiração. drenagem linfática e massagens podem melhorar a aparência da pele, mas não garantem uma solução para o problema. Em geral, esses métodos melhoram a circulação local, mas têm um efeito passageiro.
  • Evitar cigarros.

Deixe o seu comentário!