Diabetes na infância

Quando o diabetes aparece em crianças e adolescentes, o cuidado com a alimentação deve ser prioritário. Saiba mais sobre a Diabetes na infância.

emagrecer

Na infância é mais frequente o desenvolvimento do diabetes tipo 1, que costuma aparecer até os 20 anos de idade. No entanto, a ocorrência do tipo 2 vem aumentando progressivamente, já que as crianças estão adquirindo maus hábitos logo cedo. No Brasil, cerca de 15% das crianças ate nove anos são obesas, e sabe-se que o excesso de peso interfere diretamente no desenvolvimento do diabetes. Saiba como evitar a diabetes na infância.

Diabetes na infância

Como evitar?

Para prevenir o diabetes tipo 2, e indispensável educar os hábitos das crianças, incentivando a pratica de atividades físicas e o consumo de alimentos saudáveis. Durante a gestação, a futura mãe também deve ter cuidado com a dieta, pois uma alimentação desequilibrada pode aumentar os riscos de o bebê nascer com o problema. Porém, quando a doença tem origem genética, caso do diabetes tipo 1, não ha como evitar. Os pais devem desconfiar quando a criança tem muita sede, urina demais e se, após os cinco anos, apresenta perda excessiva de peso, acompanhada de muita fome. Ter uma criança ou adolescente com diabetes em casa requer cuidados além da alimentação, como medicamento e vigilância constante, principalmente se a doença for a do tipo 1, que requer injeções diárias de insulina.

Leia também:
Conheça os sintomas da Diabetes tipo 2

Cuidados necessários

É preciso pensar na alimentação fora de casa, a começar pela merenda escolar. Existem leis que garantem o fornecimento de merenda escolar adequada aos alunos com diabetes na rede pública de ensino, mas em muitos lugares não se põem em prática. Nesses casos, o indicado é preparar o lanche individual do seu filho. Quando há comemorações, como festas de aniversario, o aconselhável é conversar antes com o anfitrião para saber se haverá opções de comidas para a criança diabética. Nada impede também de os pais prepararem uma receita de bolo diet, por exemplo, e levar a festinha da escola. Como o prato é tão saboroso quanto o tradicional, partilhar o doce com os amigos pode ser mais uma forma de integração.

Hora do lanche

  • Salada de frutas;
  • Lanches com pão integral;
  • Bolo e docinhos com adoçantes;
  • Sucos naturais;
  • Frutas no espetinho;
  • Sorvete de iogurte.

Evite

  • Produtos industrializados;
  • Bolachas recheadas;
  • Salgadinhos;
  • Bebidas prontas, refrigerantes.

Fora de casa

Mantenha a criança com um cartão com informações sobre diabetes e o tratamento em uso, para eventuais problemas longe das pessoas que a conhecem. O pequeno pode apresentar, por exemplo, uma situação de hipoglicemia, e quem esta ao redor dele precisa saber com proceder.

Deixe o seu comentário!