Insônia – Causas, Prevenção e Tratamentos

Entre os distúrbios do sono, esse é o mais comum. Caracteriza-se por dificuldade para adormecer ou para voltar a dormir quando se acorda fora de hora (no meio da noite ou muito cedo, por exemplo). Quem é acometido de insônia normalmente desperta várias vezes durante a noite e acaba não suprindo sua necessidade de sono. Grande parte das pessoas sofre de insônia em algum momento da vida. Quando temporária, requer apenas a observação de alguns cuidados. Quando se prolonga por semanas ou meses, exige atenção e tratamento médico.

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Principais causas da insônia

  • colchão ou travesseiro inadequados;
  • horários irregulares de sono;
  • consumo de álcool;
  • consumo de drogas e de alguns tipos de medicamento;
  • ansiedade;
  • estresse;
  • depressão;
  • excesso de alimentação pouco antes de dormir;
  • mudanças ambientais e no horário de trabalho, também podem causar insônia.

Prevenção

  • Uma dieta rica em cálcio, magnésio e vitamina B6 é fundamental para um sono saudável É o caso de leite e derivados, fígado, aves, soja, grãos integrais, banana, abacate, batata, peixes, gema de ovo, frutas cítricas, castanhas, verduras verdes e leguminosas (feijão, grão-de-bico etc.).
  • O peru é uma ave rica em aminoácido triptofano, um indutor natural do sono. Já a ingestão de maçã ou de um pedaço de pão meia hora antes de dormir pode ajudar a evitar a insônia.
  • Café, chá-mate e preto, bebidas alcoólicas e guaraná devem ser consumidos com moderação e evitados antes do horário de dormir.
  • Evitar o fumo
  • Respeitar os ritmos do corpo e o relógio biológico, mantendo constantes, sempre que possível, os horários de dormir e acordar.

Tratamentos

  • Praticar exercícios físicos regulares auxilia no combate à insônia, desde que não sejam feitos no período da noite (ou na hora de dormir).
  • Manter equilibrados os níveis de açúcar no sangue (escassez de açúcar no organismo também tira o sono).
  • Consultar um profissional especializado caso se prolongue por semanas ou meses e esteja prejudicando a qualidade de vida.
  • Consumir maçã pouco antes de se deitar ajuda a combater a insônia.
  • Não usar medicamento sem orientação médica.

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