Maçã – Benefícios e Valores Nutricionais

A maçã é uma das frutas mais conhecidas do mundo, principalmente por ser a importante protagonista de lendas e histórias muito famosas, como a de Adão e Eva, na Bíblia, e de contos infantis, como o da Branca de Neve. Ela é o fruto da macieira (que pode ser um arbusto ou uma árvore), tem forma arredondada, tamanho variável entre 5 e 10 cm de diâmetro, sua cor muda segundo o tipo, podendo ser vermelha, amarela ou verde. A cor da polpa também varia entre o branco e o amarelo, assim como sua consistência, que, segundo a variedade, pode ser compacta ou esfarelada. No Brasil, as variedades de maçã mais conhecidas são a amarela (ou dourada) e a vermelha. No entanto, a maior parte das frutas que se encontra no mercado é importada, principalmente de países com climas temperados. Na cozinha, a maçã tem inúmeros usos e pode ser preparada de muitas maneiras, acompanhando pratos salgados ou para fazer vários tipos de doce.

Valor nutritivo da maçã

Contém quantidades razoáveis de vitamina A, B1, B2 e C e de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Como também fornece bastante calorias, nem sempre é permitida nas dietas de emagrecimento. O teor de água e vitamina C que a maçã tem torna-a um bom alimento para as crianças, pois, além de nutrir, é um excelente hidratante. É de fácil digestão e aconselha-se consumi-la ao natural e com a casca para aproveitar melhor suas vitaminas.

emagrecer

Como Comprar
A maçã é encontrada em feiras livres, supermercados e quitandas. O preço varia conforme o país ou região de importação. As melhores são aquelas de cor acentuada, firmes e mais pesadas em relação ao volume. Procure as com casca lisa e limpa e evite as que têm depressões ou machucados na casca. Nos supermercados também se encontram suco concentrado, enlatado e congelado, maçã dissecadas, geleias, compotas e purê de maçã em vidros (preparado para crianças).

Como guardar
A maçã é uma fruta que se conserva bem durante bastante tempo. Quando vai ser consumida logo, guarde na gaveta da geladeira ou deixe numa fruteira em lugar ventilado, tomando cuidado para que a parte do cabo fique para baixo, ao abrigo da umidade. Para guardar por períodos maiores, mantenha a maçã no congelador com a temperatura um pouco acima do ponto de congelamento (2°C).

Purê de maçã
Descasque, corte em quatro pedaços e retire as sementes. Corte em fatias finas e leve ao fogo com açúcar, um pouco de suco de limão, 1 pau de canela e 3/4 xícara de água fria. Tampe e cozinhe até que as fatias comecem a se desmanchar. Junte um pouco de vinho branco e deixe cozinhar destampado, em fogo baixo, até secar completamente. Passe pela peneira, espere esfriar e guarde na geladeira.

Compota de maçã
Descasque e corte na forma desejada. Coloque em calda rala e deixe cozinhar o tempo necessário para que fique bem macia, sem que se desmanche.

Geleia de maçã
Cozinhe a maçã ( pode-se usar só a casca) em um pouco de água. Depois, coe o caldo e junte açúcar a gosto. Cozinhe até dar o -ponto-. que se percebe pingando a mistura em água fria: se ficar com aspecto gelatinoso, a geleia está pronta.

Maçã do Amor
Para saber o momento certo, vá colocando um pouco da mistura em água fria. Quando ela se separar em fios duros, a calda está pronta.

– Escolha maçãs bem vermelhas. Lave e seque bem. Coloque um palito de sorvete em cada uma do lado do cabinho.
– Numa panela grande, misture 1 xícara de água, 3 xícaras de açúcar, 1/2 xícara de glicose de milho e 1 colher (chá) de corante vermelho para alimentos. Leve ao fogo até levantar fervura; sem mexer.
– Continue fervendo até atingir o ponto de calda.
– Retire do fogo e, mantendo a panela inclinada, mergulhe cada uma na calda, tomando cuidado para que fique totalmente coberta.
– Retire-a da calda e deixe escorrer o excesso.
– Coloque-as numa assadeira untada com manteiga. Deixe descansar por 1 hora.

Mascara de maçã, uma ótima amiga da pele
Pele desidratada e sem brilho: rale uma maçã gelada e acrescente uma cápsula de vitamina A. Coloque tiras de gaze sobre o rosto e, em seguida, aplique uma camada grossa do creme. Deixe durante 20 minutos e retire com água mineral.

Pele queimada de sol: faça uma mistura com metade de uma maçã bem gelada e ralada, 1 colher (sopa) de farinha de trigo e 2 colheres (sopa) de leite. Bata tudo com um pincel e aplique depois de ter limpado bem a pele. Deixe por 20 minutos. Retire com água mineral gelada.

Pele muito oleosa: misture 1/2 maçã verde ralada e 1 colher (sopa) de lêyedo de cerveja em pó. Bata bem e espalhe por todo o rosto. Não use ao redor dos olhos.

Outras Utilidades

  • O vinagre de maçã é ótimo para a queda de cabelo. Use na hora de enxaguar os cabelos.
  • A maçã ainda verde, cozida sem casca, é muito bom para quem tem problemas digestivos.
  • Para inflamações na bexiga, nada melhor do que chá de maçã. Siga esta receita: descasque uma madura, retire as sementes e corte-a em fatias. Leve ao fogo com 1/2 litro de água e deixe ferver. Depois de 20 minutos, filtre o líquido e adoce com 1 colher (sopa) de mel. Tome o chá duas vezes por dia.

Dicas

  • Para que a maçã descascada ou cortada não escureça, deixe de molho numa tigela com água salgada.
  • Use a casca nos chás e mates gelados. O sabor fica mais agradável.
  • Para descascar com mais facilidade, corte ao meio, retire as sementes e coloque numa panela. Despeje água fervente e deixe descansar por 10 minutos Depois, basta puxar a casca com uma faca.

Dicas Culinárias

  • A maçã acompanha muito bem assados de porco, coelho, cabrito, peru, pato e carnes de caça em geral.
  • Para fazer assada, faça um orifício na parte de cima da fruta e encha com mel ou açúcar. Leve ao forno, numa assadeira untada com manteiga e polvilhada com açúcar, junto com um pouco de água. Sirva com creme chantilly.

Curiosidades da maçã

  • é uma fruta originária do Cáucaso, na Ásia?
  • uma maçã, conhecida como o “pomo da discórdia”, foi a que provocou a queda da cidade de Tróia?
  • a maior torta já feita tinha 5,08 m de diâmetro?

Deixe o seu comentário!